Médicos Sem Fronteiras (MSF)
- Júlia Paoli
- 31 de out. de 2015
- 2 min de leitura

O que é ?
MSF é uma organização humanitária internacional independente que presta assistência médica para as pessoas mais necessitadas. Em situações em que a atuação médica não é suficiente para garantir a sobrevivência de determinada população – como ocorre em casos de extrema urgência –, a organização pode fornecer água, alimentos, saneamento e abrigos também.
Um pouco sobre sua história:
A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Durante o caos esses inovadores perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos. As precárias condições faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes.Diante dessa situação. MSF surge, afim de dar ajuda médica e sensibilizar o público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas.
Como funciona ?
Falhas crônicas no sistema de saúde local, como a escassez de instalações de saúde, de profissionais qualificados e a inexistência da oferta de serviços gratuitos para populações sem recursos financeiros, também podem motivar a atuação da organização.
Em situações de emergência, a resposta é rápida, com atendimento médico especializado e apoio logístico. Independente, neutra e imparcial, MSF determina, de acordo com sua própria avaliação, onde, quando e como agir. Quando a atuação se dá em resposta a uma emergência repentina, como uma catástrofe natural, ela pode ser viabilizada entre 48 e 72 horas. Por trás da agilidade de MSF, está um sistema de logística extremamente eficiente.Em 1980, a organização passou a utilizar kits personalizados e adaptados para cada contexto, que são pré-embalados e prontos para viagem e são constantemente aprimorados. Os kits contêm medicamentos, suprimentos e equipamentos básicos e atendem desde campanhas de vacinação até a montagem de um hospital inflável.
Alem disso MSF também procura unir-se a grupos de pacientes para sensibilizar e, às vezes, pressionar os atores envolvidos, para que as populações que mais precisam tenham acesso a medicamentos de qualidade.
Principais atividades da organização médico humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras ao redor do mundo, em Agosto de 2015:
Ebola – Uma vacina que traz esperança Líbano – Vidas arruinadas pelo conflito Tanzânia – Cólera, uma nova ameaça para refugiados burundianos Malauí – Em meio a presídios superlotados Soros antiofídicos – Escassez preocupante Iêmen – “Venham e façam o trabalho!”
Ajude o Médicos Sem Fronteiras a continuar salvando pessoas . Clique aqui e seja um doador.


Comentários